<SEGURANÇA DE DADOS>

Qual o compromisso da up.p com relação a proteção de dados pessoais? 

O funcionamento exemplar de um Canal de Denúncias preza pela confidencialidade de todas as informações obtidas. Reiteramos que o objetivo do canal é apurar possíveis condutas antiéticas e, dessa forma, assegurar o desenvolvimento de um ambiente seguro e profissional para a manifestação da informação, com anonimato e confidencialidade garantidos.

Portanto, todas as informações são protegidas e qualquer dados pessoal fornecido será tratado de acordo com a legislação em vigor.

O que são dados pessoais?

Conforme entendimento da Lei Geral de Proteção de Dados, consideram‑se dados pessoais quaisquer informações relativas a uma pessoa individual identificada ou identificável. Por exemplo: um nome, um número de identificação ou um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, econômica, cultural ou social. O objetivo do canal não é obter informações pessoais, porém, devido à natureza da denúncia, isso poderá acontecer. Neste caso, todas as informações serão protegidas e tratadas de acordo com a lei.

Quem terá acesso ao meu relato e aos meus dados?

As informações registradas no canal são recebidas pela área de Compliance, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela alta administração da sua organização. A up.p garante a sua confidencialidade, para que o tratamento da denúncia ocorra preservando sua identidade. Exclusivamente, e tão somente em caso de detecção de situações de natureza ilícita, os seus dados podem ser comunicados a terceiros (Juízes e tribunais, forças de segurança ou administração pública), para a proteção rigorosa dos interesses públicos. A up.p reforça seu comprometimento com a legislação referente a proteção de dados pessoais.

Quais informações devo colocar na comunicação?

Você deve incluir em sua comunicação todas as informações necessárias para a apuração precisa e objetiva da situação, detalhando o caso, quando, como e onde ocorreu (quando aplicável), e quem são as pessoas envolvidas. Além disso, informações sobre testemunhas e possíveis evidências/provas que foram ou possam ser obtidas também são valiosas e devem ser informadas. Você não deve incluir em seu relato quaisquer detalhes de sua vida pessoal ou dos envolvidos (como por exemplo, detalhes sobre o estado de saúde, dados genéticos ou biométricos, aspectos religiosos, filiações sindicais ou organização de caráter religioso, filosófico ou político, opinião política, dados raciais e étnicos, entre outros), a não ser que tais informações sejam estritamente necessárias para a compreensão e apuração do caso.

O que será feito com minha comunicação e quando será excluída?

As informações da comunicação serão armazenadas por  5 (cinco) anos com objetivo de atender a regulamentação Resolução CMN 4.859 de 23 de outubro de 2020.

Qual meu dever?

Você deve utilizar este canal de boa-fé e registrar informações verdadeiras, apresentadas com riqueza de detalhes e suporte de evidências, sempre que possível.

Dúvidas e demais informações:

Para saber mais sobre a up.p e como protegemos nossos dados, basta enviar e-mail para mais@upp.com.br, apontando suas dúvidas e/ou requerimentos relacionados a seus dados.